Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência


O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano - SMDH.

O setor atua de modo a colaborar com o cumprimento das competências da SMDH em:

- Planejar e executar políticas de direitos humanos e políticas afirmativas no âmbito municipal, voltadas às pessoas com deficiência de forma transversal, interseccional e participativa.

- Desenvolver, implementar, assessorar e monitorar  projetos e ações de políticas afirmativas intersetoriais voltadas à inclusão, acessibilidade, promoção, mobilização e conscientização das pessoas com deficiência, para que lhes seja assegurado o exercício pleno de seus direitos.

- Promover ações voltadas à habilitação e reabilitação social de pessoas com deficiência, sua inclusão na vida comunitária, familiar e no mundo do trabalho.

- Formular projetos e implementar ações, com vistas à mobilização e conscientização de pessoas com deficiência para o exercício de seus direitos.

São consideradas pessoas com deficiências aquelas com “impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoa” (LBI - Lei Federal nº 13.146/2015). 

O Departamento atende, no território de Curitiba, as pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, autismo ou múltipla deficiência, de todos os gêneros, idades e condições socioeconômicas.
 

Notícia

Reforma do Departamento da Pessoa com Deficiência fica pronta

Curitiba de todos

Reforma do Departamento da Pessoa com Deficiência fica pronta

Direitos Humanos têm papel de destaque na capital mais igualitária

Reconhecimento nacional

Direitos Humanos têm papel de destaque na capital mais igualitária

Horta do CRAS São Braz tem acessibilidade para pessoas com deficiência

Segurança Alimentar

Horta do CRAS São Braz tem acessibilidade para pessoas com deficiência