Bosques

Bosque Alemão

Bairro Pilarzinho

Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach. 
Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

 
 

Bosque Capão da Imbuia – Museu de História Natural

Bairro Capão da Imbuia

Venha conhecer o “Caminho das Araucárias”, um bosque remanescente de Floresta Araucária, onde uma passarela elevada percorre uma trilha com 400 metros de comprimento, com 12 vitrines e painéis que mostram as inter-relações dos elementos naturais encontrados na Floresta Araucária e também os vários produtos desta formação vegetal, obtidos e utilizados pelo homem.
Ocupando uma área de 42.417 m², o bosque abriga o Museu de História Natural com exposição interna de dioramas, animais taxidermizados e vegetais desidratados em 2 mil m2 cobertos.

 
 

Bosque de Portugal

Jardim Social

Homenagem aos laços luso-brasileiros, este espaço destaca-se por uma trilha, que acompanha um pequeno riacho. Trechos de poesias de ilustres poetas da língua portuguesa, além de uma homenagem aos grandes navegantes lusitanos e às suas descobertas, estampam azulejos decorativos.

 
 

Bosque da Fazendinha

Bairro Fazendinha

Possui 73.000 m² de área verde, onde estão instalados canchas esportivas, playground, palco ao ar livre, churrasqueiras, trilhas ecológicas e estacionamento. 
O bosque resgata a história da Fazendinha, por onde os viajantes passavam entre São José dos Pinhais e os Campos Gerais, além da colonização do bairro pela família Klemtz, antiga proprietária de uma olaria no local, cuja chaminé permanece preservada juntamente com a casa em estilo neoclássico datada de 1896.

 
 

Bosque do Papa João Paulo II – Memorial Polonês

Bairro Centro Cívico

Para conhecer como viviam, trabalhavam e moravam os primeiros poloneses que imigraram para Curitiba em 1871, o Bosque do Papa exibe sete casas de troncos que compõem o memorial e são lembrança viva da fé e da luta destes imigrantes. Objetos como a velha carroça, a pipa de azedar repolho, as ferramentas e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa, estão expostos nas casas e na pequena capela abençoada pelo Papa São João Paulo II quando de sua visita a Curitiba em 13 de dezembro de 1980.

 
 

Bosque Gutierrez 

Bairro Vista Alegre

Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade. Tome um delicioso café da manhã ao lado do Cartão postal da cidade.

 
 

Bosque Reinhard Maack

Bairro Hauer

Uma incrível trilha de aventura com brinquedos educativos e ecológicos para crianças, equipamentos para recreação e casa de educação ambiental, este bosque possui uma área de mata remanescente de araucária, com espécies únicas em toda a região. Inaugurado em 1989, o bosque é uma homenagem da cidade ao geólogo e geógrafo pesquisador alemão radicado no Paraná, cujo trabalho em muito contribuiu para a preservação do meio ambiente em nosso Estado.

 
 

Bosque São Cristóvão 

Bairro Santa Felicidade

As festas típicas da colônia italiana do bairro de Santa Felicidade, como da uva, do vinho e da polenta acontecem ali. Além do bosque, possui estrutura para a instalação de barracas para a venda de alimentos e bebidas, espaço para shows e apresentações folclóricas e uma polenteira: enorme panela para cozinhar polenta.

 
 

Bosque Zanineli – Escola de Sustentabilidade

Bairro Pilarzinho

Um dos mais belos parques da cidade, o Bosque Zaninelli foi criado em 1992 na área preservada onde já funcionou uma pedreira. Já abrigou a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) que atualmente é a Escola de Sustentabilidade, voltada a cursos de formação e atualização para professores e servidores, além de programas voltados à comunidade, com o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas ambientais..