Parques

Ópera de Arame

Bairro Abranches

A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras Jaime Lerner juntamente com a Pedreira Paulo Leminski, cenário de grandes eventos desde 1989, e pode abrigar, ao ar livre, mais de 20.000 pessoas. O local já foi palco e grandes shows como do tenor catalão José Carreras, do Rei Roberto Carlos, do Beatle Paul McCartney, das bandas de rock Iron Maiden, Guns N’Roses, Kiss e Whitesnake, entre inúmeros artistas de renome mundial.
Desde 2018 abriga o projeto Vale da Música, um festival permanente de música instrumental que ampliou a oferta cultural ao visitante da Ópera de Arame, e traz, além de apresentações diárias de música instrumental no Palco Flutuante, exposições de arte, oficinas, e atividades culturais.

 
 

Parque Bacacheri

Bairro Bacacheri

Possui várias opções de lazer e recreação: canchas de futebol e de vôlei de areia, churrasqueiras, playground, lago artificial e bosque com espécies nativas. O portal de acesso é construído com base em pirâmides de concreto e arcos em tubo de ferro colorido, com o intuito de representar a entrada para o paraíso, através dos bons fluídos das pirâmides.

 
 

Parque Barigui 

Bairro Santo Inácio 

Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach. 
Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

 
 

Parque Barreirinha

Bairro Barreirinha

Criado em 1959, mas transformado em parque e entregue à população apenas em 1972, tem 275.380 metros quadrados de área onde se pode apreciar araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate e outras espécies nativas. 
O Horto Municipal, anexo ao parque, desempenha função científica e educativa - é responsável pela pesquisa e produção de espécimes vegetais. Entre seus equipamentos estão os bosques com mais de 200 mil metros quadrados de vegetação típica, biblioteca infantil, playground, cabana rústica, lanchonete, churrasqueiras e estacionamento.

 
 

Parque Cambuí 

Bairro Fazendinha

O Parque Cambuí é mais um espaço de preservação ambiental e de lazer da cidade. Com o Tanguá, o Tingüi e o Barigüi, o Cambuí é o quarto parque localizado às margens do Rio Barigüi. Com 100 mil metros quadrados, possui ciclovias, pista de caminhada, uma praça central e estacionamento com 100 vagas. Além de um mirante de madeira com uma passarela que atravessa um grande lago natural. A entrada do parque fica na Rua Carlos Klemtz, perto da Rua da Cidadania da Fazendinha.

 
 

Parque dos Tropeiros

Bairro Cidade Industrial De Curitiba

Aqui se preserva a cultura gauchesca, trazida pelos tropeiros, que passavam próximo a Curitiba conduzindo as tropas rumo à Feira de Sorocaba e que deram origem a várias cidades do estado. O parque é equipado com instalações apropriadas à realização de rodeios e apresentações de danças típicas.

 
 

Parque Lago Azul

Bairro Umbará

O Parque Lago Azul, entre os bairros Ganchinho e Umbará, ocupa uma área de 128.500 metros quadrados, possui um mirante de madeira no ponto mais alto, acessível pela trilha dentro do bosque e um simpático bistrô à beira do lago. O moinho de milho recuperado é uma das atrações deste parque, que também conta com churrasqueiras, parquinho de troncos para as crianças e um módulo da Guarda Municipal.

 
 

Parque Vista Alegre

Bairro Cidade Industrial De Curitiba

Uma cachoeira, formada pelo córrego da Vista Alegre, de 7 metros de altura, e que deságua em uma piscina natural, é o maior ponto de atração deste belo parque, mas não o único. Situado na região Norte da cidade, tem quase 70% da sua área coberta por vegetação nativa, especialmente araucária, o que constitui um interessante cenário verde para ser contemplado.
A área é importante unidade de preservação da flora e da flora, que regula a qualidade do ar da região do bairro Vista Alegre, contribui para a permeabilidade do solo, em casos de chuvas fortes e preserva a biodiversidade. Além dos pinheiros, estão presentes diversas espécies, como bracatinga, pitangueira, carne-de-vaca, araçá, que abrigam uma fauna diversificada, como sabiás, pica-pau, corruíra, tatu-galinha, preá etc. À entrada do parque, portais de madeira, material também empregado nos brinquedos do playground.
A cachoeira, formada pelo córrego da Vista Alegre, pertence à Bacia do Rio Barigui, idêntica origem do lago. Para melhor apreciar este cenário, os usuários contam com um mirante, acessado por deck de madeira, e podem também desfrutar da paisagem ao redor, no espaço de estar.

 
 

Parque Passaúna

Bairro Augusta

Seus 6,5 milhões de metros quadrados se situam dentro da Bacia do Passaúna, dos quais 3,5 milhões de metros quadrados são do lago criado pela represa da Estação de Abastecimento de Água. Do mirante se tem uma vista panorâmica que surpreende pela grandiosidade e beleza. 
Trilhas ecológicas e a Estação Biológica, que já foi uma antiga olaria, valem ser visitadas. Os amantes de esportes náuticos sem motor podem praticar stand-up paddle, caiaque e canoa havaiana.

 
 

Parque São Lourenço / Memorial Paranista

São Lourenço

Um dos mais antigos parques de Curitiba, criado em 1972 para recuperar estragos do rompimento da represa do Rio Belém, agora conta também com o Memorial Paranista e Jardim das Esculturas João Turin.
Jardim das Esculturas: conta com 15 obras de grandes proporções, reproduzidas em bronze pelo artista paranaense João Turin. Na área interna do Memorial, há a permanente exposição de mais de 100 esculturas e baixo relevos do mesmo artista.
Além das esculturas, há também o Liceu das Artes, com oficinas voltadas à criação artística, o atelier de esculturas e fundição, um centro de pesquisa e desenvolvimento da arte escultural, o teatro Cleon Jacques, além das reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê de João Turin e a loja #CuritibaSuaLinda.

 
 

Parque Tanguá

Bairro Taboão

Um dos principais atrativos de Curitiba, o Tanguá tem um mirante em semicírculo que proporciona uma linda vista da cidade e ainda mais especial do pôr do sol. Esse mirante fica em cima de um paredão de pedra de uma antiga pedreira. O parque conta ainda com pista de caminhada, ciclovia e o Jardim Poty Lazzarotto.

 
 

Parque Tingui

Bairro São João

Parte do maior parque ambiental linear do país, implantado às margens do rio Barigüi, recorda os indígenas que aqui habitavam, através da estátua do Cacique Tindiqüera. Abriga também o Memorial Ucraniano em homenagem aos imigrantes, na forma de réplica de uma igreja ortodoxa, originalmente construída no interior do estado, a qual abriga exposição de pêssankas e ícones.

 
 

Passeio Público

Bairro Centro

Primeiro parque público de Curitiba, foi inaugurado pelo presidente da Província do Paraná, Alfredo d’Escragnolle Taunay, em 2 de maio de 1886. À época se chamou Jardim Botânico.
Foi a primeira grande obra de saneamento da cidade, transformando um charco num espaço de lazer, com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. Zoológico pioneiro de Curitiba, abriga até hoje pequenos animais e aves. Seu portão é cópia do que existiu no Cemitério de Cães de Paris.