Praças

Praça do Japão

Bairro Água Verde

Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construída a Casa da Cultura e a Casa de Chá, remetendo ao Templo do Pavilhão Dourado de Quioto. “Lua e Sol”, uma imensa escultura vermelha da artista plástica Tomie Ohtake, representa a união entre os países onde quando é dia aqui, é noite lá. 

 
 

Praça Tiradentes 

Bairro Centro

Principal praça de Curitiba, é dominada pela Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, com 131 anos em 2024. Nesta região, em 29 de março de 1693, foi fundada Curitiba. Antigamente conhecida como Largo da Matriz, a praça é o marco zero da cidade. Em 1880, em função da visita do Imperador Pedro II ao Paraná, o Largo passou a se chamar D. Pedro II. Nove anos mais tarde, na República, recebeu o nome atual de Praça Tiradentes. É importante terminal de transporte coletivo. 
O novo piso da velha praça revela traços da cidade de ontem, sob os vidros que refletem a ramada das árvores, algumas tão antigas quanto o pinheiro de 1936, outras amarelas como a florada dos ipês quando acabam as geadas.
Nela está um dos pontos de embarque para a Linha Turismo, ônibus especial que percorre os principais atrativos turísticos de Curitiba.