Atendimento Psicossocial

O Atendimento Psicossocial do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência atende casos relacionados, direta ou indiretamente, à violação de direitos das pessoas com deficiência de todas as idades e gêneros, residentes no território de Curitiba.

Incluem casos de omissão de cuidados, negligência, violência, cárcere privado, tortura, negativas de acesso a serviços, entre outros, além de casos onde ocorram impasses ou divergências de posicionamento entre os órgãos, intermediando as ações conjuntas entre os órgãos públicos das diferentes esferas, e instituições voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência.

O setor é responsável pela coordenação da Rede de Atendimento Integrado às Pessoas com Deficiência em Situação de Risco para Violação de Direitos, que possui como objetivo integrar as ações do poder público municipal para propiciar a inclusão social das pessoas com deficiência em situação de risco e vulnerabilidade social. A Rede é composta por representantes das políticas municipais de saúde, educação e assistência social, e representantes do Ministério Público do Paraná (Promotoria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Podem buscar pelo setor de Atendimento Psicossocial as pessoas com deficiência, seus familiares, instituições e comunidade em geral, que necessitem de auxílio na resolução de situações de risco e violação de direitos envolvendo este público.
 

Informações:
Telefone: (41) 3221-2262
WhatsApp: (41) 98501-7856
E-mail: redepcd@curitiba.pr.gov.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Secretaria de Desenvolvimento Humano